O Mercado de Animação
Com o mercado mundial de entretenimento e mídia atingindo USD 2,23 trilhões, o mercado de animação representa o montante de US$372 bilhões, com crescimento projetado para atingir aproximadamente US$642,5 bilhões até 2030, à uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,2%. A empresa se destaca em meio a uma oportunidade financeira extraordinária.
Um estudo da Kantar (2022), apontou que a aquisição de franquias de conteúdo locais, mas com apelo global, são vitais na guerra pela atenção, o que é uma excelente oportunidade financeira. Além disso, obras animadas podem ser exibidas em qualquer idioma, de forma orgânica, a audiência se sente ligada aos personagens, focando a sua atenção no que acontece com eles.
Dados impressionantes, como o aumento de mais de 50% no consumo de anime na Netflix, apontam para uma demanda cada vez mais crescente. “mais de 100 milhões de lares em todo o mundo assistiram a pelo menos um título de anime na plataforma, entre outubro do ano passado e setembro de 2020, e esse número representa um aumento de mais de 50% em 2019.”
O Mercado de Animes
“A animação dá a oportunidade para a programação internacional que o live action não consegue”.
Diretora de Animações Originais, Netflix
Em 2023, no território Brasileiro, os animes se tornaram mais populares do que as novelas, produções nacionais tradicionalmente líderes de audiência.
De acordo com pesquisa da Parrot Analytics os animes dominaram a primeira posição em produtos mais procurados pela audiência brasileira durante o ano de 2023, ultrapassando com folga sitcons, drama e as novelas.
O Anime hoje é a nova tendência de conteúdo, principalmente para a Geração Z.
Players do Mundo Preparando Produção Original de Animes
Animes são atualmente o conteúdo mais desejado por todos os serviços de streaming. Por ter uma legião de fãs ao redor do mundo e maior diversidade de gêneros e temas trabalhados, é líder em retenção de audiência. No Brasil é o Segundo gênero mais assistido da Netflix.
Com o acirramento da Guerra dos Streamings, onde cada plataforma luta para, além de conquistar novos assinantes, manter os já existentes. As animações para jovens e adultos, o público Geek, especialmente os animes, são a grande demanda do mercado atual.
Com a grande demanda de animes em todo o mundo, os temas precisam ser os mais variados, e com temáticas mais universais, sobretudo se tratando da cultura ocidental. Algumas empresas já estão produzindo animes com temas mais voltados para a audiência internacional.
A Walt Disney Co. Além de produzir os 9 curtas da Franquia Star Wars, em formato de anime, anunciou a licença, com exclusividade, de 4 animes. A Netflix já é um player conhecido em produzir animes. Quem está entrando também no jogo é a HBOMAX, que fechou uma parceria com o estúdio japonês Toei Animation, e que está produzindo animes com histórias ocidentais.