Lei do Audiovisual

O que é

A Lei 8.685/93 (Lei do Audiovisual) oferece uma oportunidade única para pessoas físicas e jurídicas patrocinarem projetos de audiovisual aprovados pela Ancine, com a vantagem de obterem 100% de abatimento desse valor no imposto de renda.

Sim, você não leu errado! Patrocinar projetos aprovados pela Lei do Audiovisual não custa nada para o patrocinador!

Essa lei permite que produtoras independentes (proponentes) submetam seus projetos para avaliação e obtenham o selo de incentivo, facilitando a captação de recursos.

Quem pode Patrocinar?

Pessoas Jurídicas (apenas tributadas em lucro real) e Pessoas Físicas

Porcentagem de IR

As Pessoas Jurídicas (tributadas pelo lucro real) podem doar até 4% do valor pago de IR e obter 100% de abatimento fiscal do valor doado.

Já as Pessoas Físicas podem doar até 6% do valor pago de IR e também obter 100% de abatimento fiscal do valor doado.

Imagine a possibilidade de apoiar projetos culturais sem nenhum custo real para você ou sua empresa!

Como funciona a Lei do Audiovisual

Quer investir em um projeto muito legal e ter a sua marca divulgada, sem gastar a mais por isso?

Você sabia que pode dar um destino mais legal para parte do seu Imposto de Renda? Você pode investir no cinema nacional?

O patrocinador não irá gastar a mais ao aportar no projeto audiovisual.

Pois parte do valor que já seria pago como imposto, será destinado ao projeto audiovisual, por tanto, não será gasto nenhum valor a mais, além do abatimento que pode chegar a 4% do imposto de renda.

A Lei do Audiovisual oferece uma baita oportunidade para empresas que queiram apoiar o cinema nacional. Basicamente, temos dois jeitos de fazer isso: o “Modo Investimento” e o “Modo Patrocínio”.

MODO PATROCÍNIO

A empresa pode deduzir até 4% do Imposto de Renda devido e ainda associar sua marca ao filme. É tipo colocar sua logo nos créditos e ser o herói que ajudou a tornar aquele filme possível. O limite de captação por projeto, somando os dois modos, ainda é de 4 milhões de reais.

MODO INVESTIMENTO

As empresas podem deduzir até 3% do Imposto de Renda devido, investindo em obras audiovisuais brasileiras. É tipo uma parceria: você ajuda a financiar o filme e, em troca, ganha isenção fiscal, podendo lançar essa despesa como “despesa operacional” e virar cotista do filme, participando dos lucros. O limite de captação por projeto é de 4 milhões de reais.

Os projetos, cuidadosamente selecionados e aprovados pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), têm a autorização para captar recursos por meio da Emissão Pública de Certificados de Investimento Audiovisual.

Além dos benefícios financeiros diretos, como o abatimento do imposto e o retorno do investimento, ao se tornar sócia do produto, sua empresa terá reconhecimento institucional, retorno de mídia e publicidade, ao atrelar a sua marca a um produto audiovisual engajante. Junte-se a nós nessa jornada que une investimento inteligente e paixão pela cultura brasileira!

OPORTUNIDADE

Sua marca vai estar na tela, sendo vista por milhões de pessoas. Além disso, outras estratégias de marketing podem ser usadas para aliar a sua marca ao produto audiovisual.

A magia acontece quando mergulhamos no mundo dos produtos audiovisuais. Sim, a eficácia da publicidade atrelada ao audiovisual está em ascensão, e isso se traduz em oportunidades de crescimento exponencial.

Segundo pesquisa realizada pela Nilsen, em 2020, a cada $ 1.00 gasto em publicidade audiovisual, o investidor tem um retorno de mais de 100%.

Os números da pesquisa não mentem!! A média de retorno em vendas é de $1.06, a cada dólar investido! Além disso, os produtos que possuem mais engajamento, atingem um retorno de $2.09, praticamente o dobro da média convencional.

E não é só isso, segundo essa mesma pesquisa, a América Latina apresenta possibilidades ilimitadas, os produtos engajantes e inovadores alcançam um retorno 450% superior aos menos impactantes e ambiciosos. Isso significa que aportar em um produto inovador, que possui uma fanbase sedenta, não é apenas uma oportunidade; é um convite para uma jornada de ganhos extraordinários.

Passo a Passo

MODO PATROCÍNIO ( Artigo 1º)

Redirecione seus impostos para uma produção audiovisual e ganhe isenção de impostos e visualização para sua empresa. Veja como funciona:

Incentivos Fiscais

Os patrocinadores podem deduzir parte do valor investido no projeto cultural do seu Imposto de Renda. No caso da Lei do Audiovisual no Brasil, por exemplo, as empresas podem abater até 4% do Imposto de Renda devido.

Visibilidade e Marketing

O patrocínio de uma produção audiovisual muitas vezes resulta em visibilidade para a empresa, seja por meio de créditos no filme, presença em eventos de lançamento, ou outros meios de divulgação associados ao projeto. Isso pode contribuir para a imagem da empresa e seu marketing.

Networking e Relacionamento

O envolvimento em projetos culturais pode proporcionar oportunidades de networking e estabelecimento de relacionamentos com profissionais da indústria audiovisual, artistas e outros patrocinadores.

Alinhamento de Valores e Imagem

Ao patrocinar produções culturais, as empresas podem associar sua imagem a valores e temas que são explorados no projeto, contribuindo para a construção de uma imagem institucional positiva.

Contrapartidas de Marketing

Dependendo do acordo entre o patrocinador e os produtores, podem ser estabelecidas contrapartidas específicas, como inserção de logotipos nos materiais de divulgação, participação em eventos relacionados à produção, entre outras ações de marketing.

MODO INVESTIMENTO (Artigo 1ºA)

Redirecione seus impostos para uma produção audiovisual e ganhe isenção de impostos e visualização para sua empresa. Veja como funciona:

Incentivos Fiscais

Os patrocinadores podem deduzir parte do valor investido no projeto cultural do seu Imposto de Renda. No caso da Lei do Audiovisual no Brasil, por exemplo, as empresas podem abater até 4% do Imposto de Renda devido.

Visibilidade e Marketing

O patrocínio de uma produção audiovisual muitas vezes resulta em visibilidade para a empresa, seja por meio de créditos no filme, presença em eventos de lançamento, ou outros meios de divulgação associados ao projeto. Isso pode contribuir para a imagem da empresa e seu marketing.

Networking e Relacionamento

O envolvimento em projetos culturais pode proporcionar oportunidades de networking e estabelecimento de relacionamentos com profissionais da indústria audiovisual, artistas e outros patrocinadores.

Alinhamento de Valores e Imagem

Ao patrocinar produções culturais, as empresas podem associar sua imagem a valores e temas que são explorados no projeto, contribuindo para a construção de uma imagem institucional positiva.

Contrapartidas de Marketing

Dependendo do acordo entre o patrocinador e os produtores, podem ser estabelecidas contrapartidas específicas, como inserção de logotipos nos materiais de divulgação, participação em eventos relacionados à produção, entre outras ações de marketing.

Participação nos Resultados

Em alguns casos, os patrocinadores podem negociar uma participação nos resultados financeiros da produção, como a obtenção de parte dos lucros gerados pelo filme.

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